sitemap

SiteMap: Definição

Sitemap

Sitemap traduzindo do inglês para o português, significa literalmente mapa do site. É nele que você indica para os Robots.txt (robôs do Google e de outros mecanismos de pesquisa) onde estão e quais são as páginas do seu site que deseja indexar e armazenar nos servidores dos mesmos.

O SiteMap nada mais é que um arquivo XML simples, por isso que muitas pessoas já incluem XML em seu nome, chamando assim de Sitemap XML. Uma dica importante para você que ainda não criou o seu, é que o arquivo não pode ter mais de 50.000 URLs  e/ou 10MB.

Sitemap: Por que criar

Não só para o Google, mas um sitemap XML é muito importante para qualquer um dos mecanismo de busca que temos hoje em dia, como Bing e Yahoo. Esses outros mecanismos também fazem  leitura do arquivo.

A importância de cria-lo é primeiramente certificar-se de que os mecanismos estão enxergando todas as páginas do seu site, fazendo assim com que elas de fato indexem.

Fora isso, o ele ajuda os mecanismos a entenderem melhor como está a estrutura do site, encontrando o conteúdo com mais facilidade. De fato, seu conteúdo será melhor indexado, pois você já estará deixando tudo ”mastigado” para os robots.txt que farão a leitura do seu site.

Sitemap: Como criar

Hoje em dia é muito simples criar um Sitemap. Se você fizer uma pesquisa rápida, irá encontrar diversas ferramentas e sites online que geram o arquivo para você em instantes.

Basta colocar a URL do seu site, e deixar a ferramenta fazer o trabalho duro. O próprio Google possui uma ferramenta que gera Sitemaps.

Se o seu site estiver no WordPress, você pode também simplesmente instalar alguns plugins, também existem diversos. Nós usamos o mesmo plugin de SEO para realizar está ação em nossos sites do WordPress, o Yoast SEO.

 

Vamos planejar novas metas para 2019? Está na hora do seu negócio atingir resultados realmente tangíveis, entre em contato conosco.

 

Conheça também alguns de nossos parceiros:

Picaglia Store  e  Drones Technology